O XVIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), que ocorreu nos dias 01 a 04 de agosto de 2024, em Belém/PA, foi organizado coletivamente e reuniu estudantes, professoras/es, gestoras/es, professoras/es universitárias/os, pesquisadores e militantes de movimentos sociais, caracterizando-se como espaço de diálogo e trabalho do movimento nacional dos Fóruns de EJA do Brasil.
O tema “EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR: fundamentos para uma Política Pública Nacional de EJA”, foi desdobrado em três eixos:
1. Política Pública Nacional que garanta o direito à educação da classe trabalhadora: ingresso, permanência e conclusão da educação básica com qualidade socialmente referenciada.
2. Da luta pela democracia o direito à EJA: a educação na perspectiva popular e currículos emancipatórios.
3. As ações dos Fóruns de EJA como instrumento político na luta pela democracia e pelo direito à educação pública: formação política, diálogo e participação dos movimentos sociais.
O encontro teve como objetivos:
1. refletir sobre os sentidos da Política Pública, construída de forma democrática, na consolidação do direito à educação básica de todas as pessoas;
2.compreender e direcionar as ações dos Fóruns de EJA de cada Estado, Região ou Município na perspectiva da conquista efetiva da política pública de EJA;
Desafios:
3. refletir acerca dos desafios e construir uma agenda intersetorial de lutas para a ação política dos Fóruns de EJA, no âmbito dos municípios, microrregiões, unidades da federação, regiões e União, com vistas a implementação da Política Nacional de EJA, articulando as organizações dos trabalhadores que demandam o direito à EJA. Para organizar nossas discussões e proposições foram lançados alguns desafios como pauta de nossa luta:
✓ Em um processo coletivo e de mobilização dos Fóruns para oferta da Educação de Jovens e Adultos com qualidade social, fundamento de um direito constitucional, quais serão nossas ações para o alcance desse objetivo? a) Qual o papel dos Fóruns de EJA?; b) Como mobilizar trabalhadores que estudam para que voltem a ocupar seus espaços?; c) Como romper com um sistema fechado: escola com horário, currículo que tantas vezes não convergem com a diversidade?
✓ Que estratégias os fóruns utilizarão para cobrar e mobilizar pelo aumento da oferta de matrículas e da permanência dos estudantes na EJA? Como cada fórum vai poder atuar na articulação da chamada pública? a) O Pacto foi desenhado com a participação dos movimentos sociais, nossa participação; b)Pacto é uma ferramenta para nossa ação, instrumento de mobilização para fortalecer a EJA.
✓Como é possível atuar na defesa de um PNE, PEEs e PMEs que correspondam ao documento aprovado na CONAE/2024? a) Como entraremos na disputa dos planos municipais/ e estadual; b)Como organizar audiências públicas para discutir a oferta da EJA? c)Essa é uma luta travada entre governos e sociedade civil. d) O direito a educação garante presença maior do estudante trabalhador na sociedade: alcance da DEMOCRACIA
✓Que estratégias e ações desenvolvemos para garantir que as redes atuem para a qualidade e equidade na EJA? a) O que seriam padrões mínimos de qualidade e como isso se desdobra nos currículos, ou o que seria um currículo de qualidade na perspectiva do que defendemos na EJA?
✓Diante de tantos desafios, como fortalecer os fóruns? a) A forma como os fóruns estão organizados hoje estão dando conta? Quais nossos limites e como superá-los? b) A construção politica é uma construção coletiva. Surge uma grande questão: como está composição dos nossos Fóruns? c) Nossa organização na luta, definirá então nossos avanços e recuos. e) O Governo terá dificuldade em cumprir com obrigação em atender 70 milhões de brasileiros sem mobilização da sociedade civíl. Precisamos intervir localmente, disputar propostas com prefeitos/as.
Os Fóruns de EJA, um dos principais movimentos sociais da modalidade, contribuirá com a articulação da demanda nos territórios, bem com serão responsáveis pelo chamamento público, em atendimento ao art. 5˚ da LDB
Mato Grosso do Sul participou do ENEJA 2024 em Belém representada pelos seguintes delegados:
- Adriana Banar: Sindicato Campograndense de Professores
- Alexandre Cougo: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Pantanal
- Cássia Eduarda Lima de Deus-Estudante
- Maria Joana Durbem Mareco – Coordenação Fórum Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul
- Miriam Lopes-Estudante
- Sintia Fabiana Alves- Gestora -Secretaria municipal de Educação
- Wagner de Oliveira – Professor
Bela e rica postagem do ENEJA!