Documento
Metadados
Título
Currículo integrado
Assunto
Outros assuntos
Tipo de documento
Local de publicação
Descrição
O presente texto pretende oferecer subsídios para quem enfrenta a tarefa de elaborar e aplicar um currículo para a formação profissional que integre trabalho eensino. Esta tarefa, realmente inovadora no âmbito da educação formal,1 supõe umaruptura com as concepções tradicionais do ensino e, fundamentalmente, com asformas escolares academicistas desvinculadas da prática real e cotidiana de umadeterminada profissão. Finalmente, numa ruptura com a antiga divisão entre teoria e prática uma vez que ambas encontram-se integradas no exercício profissionalconcreto. Quanto à metodologia de ensino, o que aqui se propõe representa o abandono da concepção de aluno-receptor de informações em benefício da concepção dealuno-construtor de seu conhecimento, a partir da reflexão e indagação sobre suaprópria prática e em função da mesma.É útil ressaltar que este documento não é, de nenhum modo, conclusivo enem indicativo. A própria característica inovadora da montagem e/ou elaboraçãodeste tipo de currículo faz com que esta tarefa deva ser enfocada como uma experiência a ser desenvolvida, que oferecerá novas bases para reflexão. Portanto, otexto procurará estimular a discussão sobre os conceitos que representam o marcofundamental da elaboração de um currículo, como também oferecer algumas sugestões para a dita elaboração. A partir daí, poderá se aprofundar a discussão eestudo destes problemas, como também as reuniões e grupos para a montagemcurricular, como em uma oficina experimenta
Notas
10 p.