Documento
Metadados
Título
Sentidos da escolarização na visão de egressos do PROEJA
Assunto
EJA - Educação de jovens e adultos | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Outros assuntos
EJA - Educação de jovens e adultos | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Ano de Publicação
Data de publicação
2013
Tipo de documento
Editor(a) ou Instituição
Descrição
Os entrevistados revelam a importância do retorno a escolarização e indicam que o Proeja foi uma oportunidade de retomada de diferentes objetivos e de descobertas na vida destes jovens e adultos: concluir a escolarização básica; prepararse para o trabalho; recuperar a autoestima; mobilizar-se para a continuidade de estudos em nível superior; descobrir que se aprende por toda a vida; fazer parte de um movimento pela defesa do direito a educação de todos. Revelam também a dura passagem pela instituição formadora, onde viveram um misto de rejeição e acolhida, destacando o papel fundamental de alguns educadores que foram importantes para a continuidade do Proeja, sob um cenário de muitas resistências ao programa. A retomada do percurso destes educandos no Proeja e o significado que atribuem à formação que receberam no IFG, também apontam reflexões para repensar das políticas públicas de educação para os trabalhadores
Notas
Esta Ata é resultado do VI Seminário Luso-Brasileiro – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais